Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

9Prognóstico

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 21h52 | Última atualização em Domingo, 18 de Agosto de 2019, 19h55 | Acessos: 22

IX - Doença Diverticular

Forma correta de citar esta página:
COSTA E SILVA, I.T. Doença Diverticular: Prognóstico. Módulos de Coloproctologia. Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal (CISDOAPA). Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <https://cisdoapa.ufam.edu.br/modulos/coloproctologia/modulo-ix/prognostico-9.html>. Acesso em: 16/8/2019.

Prognóstico

  Há relatos consistentes na literatura de que o emprego da fibra não processada (farelo de trigo), em doses adequadas (cerca de 30 g/dia), protege pacientes tratados de doença diverticular complicada contra a recidiva da complicação. Há relatos semelhantes de que o farelo diminui significantemente os sintomas de pacientes com doença diverticular não complicada. Sendo assim, atualmente indica-se a ingestão de 30 g de fibras não processadas por dia para qualquer paciente portador de doença diverticular não complicada com o intuito de evitar que estes evoluam para uma das incapacitantes complicações da doença. Tal prática constitui-se em medida simples e barata a ser adotada em pacientes normalmente idosos e que cursam com afecções associadas de outros órgãos, podendo possuir, em geral, um risco cirúrgico elevado.

  Uma preocupação do cirurgião que opera um caso de diverticulite aguda num paciente com divertículos distribuídos difusamente no colo é onde proceder à excisão proximal do espécime, pois pode haver receio de, fazendo a reconstituição do trânsito colorretal com um segmento cólico repleto de divertículos, estar-se submetendo o paciente mais tarde ao risco de recidiva da diverticulite, necessitando de outra operação. Tal risco tem variado na literatura entre 2,1 e 3,1 %. Logo, inexistindo sinais inflamatórios no intestino escolhido para a reanastomose, este pode ser suturado ao reto, pois a chance de recidiva da diverticulite será mínima. Menor ainda se o paciente passar a adotar uma dieta rica em fibras. 

  O prognóstico das operações para o tratamento das complicações da doença diverticular dependerá do estado geral do paciente, da rapidez com que o tratamento adequado seja efetuado e da presença de doenças associadas (diabetes mellitus, doenças cardíacas, câncer, etc.).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página