Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

9Definição

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 21h42 | Última atualização em Domingo, 18 de Agosto de 2019, 20h45 | Acessos: 28

 

IX - Doença Diverticular

Forma correta de citar esta página:

COSTA E SILVA, I.T. Doença Diverticular: Definição. Módulos de Coloproctologia. Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal (CISDOAPA). Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <https://cisdoapa.ufam.edu.br/modulos/coloproctologia/modulo-ix/definicao-9.html>. Acesso em: 16/8/2019.

Definição

   Doença observada em pacientes que possuem divertículos no tubo gastrintestinal.

   O termo divertículo advém do latim diverticulum, que significa alojamento anexo.

   Divertículos são formações saculares que se formam em órgãos tubulares, abaulando uma de suas paredes, formando-se como estruturas anexas destes órgãos. Quando são formados por todas as camadas da parede do órgão originário, são chamados de divertículos verdadeiros. Quando são formados apenas por projeção da mucosa do órgão que lhes dá origem, através de orifícios de fraqueza existentes em sua camada muscular, são chamados de divertículos falsos.

   No tubo gastrintestinal, o colo é o local onde mais comumente formam-se divertículos.

   Muito embora existam divertículos verdadeiros no colo, o termo Doença Diverticular refere-se à afecção causada pela presença, no órgão, de divertículos falsos.

   Doença diverticular é o termo atualmente usado em substituição a diverticulose, por ser mais amplo na abrangência das diversas formas de manifestação clínica da moléstia.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página