Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

8Diferencial

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 21h36 | Última atualização em Domingo, 18 de Agosto de 2019, 18h35 | Acessos: 22

VIII - Doenças Inflamatórias Intestinais - Retocolite Ulcerativa Idiopática

Forma correta de citar esta página:

COSTA E SILVA, I.T. Doenças Inflamatórias Intestinais: Retocolite Ulcerativa Idiopática - Diagnóstico Diferencial. Módulos de Coloproctologia. Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal (CISDOAPA). Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <https://cisdoapa.ufam.edu.br/modulos/coloproctologia/modulo-viii/diferencial-8.html>. Acesso em: 16/8/2019.

Diagnóstico Diferencial

   O diagnóstico diferencial da RCUI, além de ser realizado com a DC (vide Tabela 1), deve afastar outras afecções (vide Tabela 2). 

   A colite isquêmica normalmente é segmentar e compromete o ângulo esplênico do colo. O sinal radiológico da imagem da impressão do polegar no Rx simples do abdome ou o perfil serrilhado do contorno cólico no enema opaco de duplo contraste ou na tomografia computadorizada com contraste neutro fazem o diagnóstico de colite isquêmica. 

   A colite infecciosa (disenteria bacilar, proctite pelo gonococo, pela Chlamydia e pelo linfogranuloma, colite pelo Campylobacter, colite pseudomembranosa pelo Clostridium difficile, colite pela Yersinia, colite pelo Schistosoma mansoni e S. japonicum, a amebíase e a colite causada pela E. coli:0157:H7) será diagnosticada pelo exame parasitológico seriado das fezes, pela coprocultura, pela biópsia da mucosa colorretal e por exames imunoistoquímicos nem sempre fáceis de serem realizados ou disponíveis.

   A colite do colo desfuncionalizado (colite por desuso) pode ser difícil de ser dintinguida da RCUI e é encontrada em segmentos cólicos desviados do trânsito fecal por uma colostomia proximal. Os achados histopatológicos são muito semelhantes aos da RCUI. Sua causa é atribuída a uma hipoplasia cólica progressiva associada a uma diminuição da velocidade do turnover celular que ocorre pela falta do trânsito fecal. Seu sintoma costuma ser a eliminação de muco com pus e sangue pelo reto desfuncionalizado. Pode ser extremamente difícil saber se a colite em questão é por desuso ou é recidiva de RCUI derivada por estoma proximal. Uma maneira segura de descobrir é reintroduzir fezes no reto, colhidas do estoma proximal, num período de 3 - 4 semanas e observar se as alterações inflamatórias regridem. Outra maneira, mais arriscada, é reconstituir o trânsito intestinal.

   Outras formas de colite que devem ser diferençadas da RCUI são a colite actínica (pós-radioterapia), a colite colagenosa (camada de colágeno exuberante na submucosa à biópsia), a colite microscópica (normal no aspecto endoscópico), a colite relacionada à AIDS ou a apresentada por pacientes imunodeprimidos (CitomegalovirusHerpes simplex) e a colite induzida por drogas (anti-inflamatórios não hormonais, salicilatos, ouro e penicilamina). 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página