Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

2Definição

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 03h28 | Última atualização em Sábado, 17 de Agosto de 2019, 00h00 | Acessos: 48

Módulo II - Hemorroidas

Definição

Forma correta de citar esta página:

COSTA E SILVA, I.T. Hemorroidas. Definição. Módulos de Coloproctologia. Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal (CISDOAPA). Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <https://cisdoapa.ufam.edu.br/modulos/coloproctologia/modulo-ii/definicao.html>. Acesso em: 16/8/2019.

Hemorroidas são coxins teciduais formados por tecido vascular, tecido conjuntivo e elástico e fibras de musculatura lisa existentes no canal anal e ânus.  São constituintes normais da anatomia anorretal humana, existindo em maior ou menor grau em todas as pessoas, sendo a maioria assintomática. A tendência atual, em Coloproctologia, é a de considerar como portadores de Doença Hemorroidária os indivíduos com hemorroidas sintomáticas.

   A palavra hemorroidas provém do grego haemorrhoides, significando corrimento sanguíneo (haem = sangue, rhoos = fluxo, corrimento). No inglês, a palavra pile também é tida como indicativa de hemorroidas. Tal palavra advém do latim pila, que significa bola. Em português, os leigos costumam dizer-se portadores de hemorroidas de botão (piles) ou de hemorroidas de sangue, conforme a manifestação de seus sintomas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página