Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

2Classificação

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 11h05 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 23h56 | Acessos: 46

Módulo II - Hemorroidas

Classificação

Forma correta de citar esta página:

COSTA E SILVA, I.T. Hemorroidas. Classificação. Módulos de Coloproctologia. Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal (CISDOAPA). Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <https://cisdoapa.ufam.edu.br/modulos/coloproctologia/modulo-ii/classificacao.html>. Acesso em: 16/8/2019.

   As hemorroidas classificam-se em externas e internas.

   As hemorroidas externas formam-se dos vasos retais inferiores e situam-se abaixo da linha pectínea, possuindo, pois, cobertura cutânea.

   As hemorroidas internas originam-se dos vasos retais superiores e situam-se inicialmente acima da linha pectínea, sendo revestidas por mucosa.

   Ocasionalmente, as hemorrroidas podem avantajar-se de tal forma que a fixação tecidual normalmente existente na altura da linha pectínea (e que as mantêm fixas à musculatura subjacente) é desfeita, havendo a formação das chamadas hemorroidas mistas (internas e externas).

   As hemorroidas internas costumam ser classificadas em hemorroidas de 1º, 2º, 3º e 4º graus.10  As hemorroidas de 1º grau apresentam como indicativo diagnóstico o sangramento, não cursando com prolapso; as de 2º grau apresentam sangramento com prolapso espontaneamente redutível; as de 3º grau sangram e apresentam prolapso que necessita de redução digital; e as de 4º grau estão permanentemente exteriorizadas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página