Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

5Prognóstico

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 18h06 | Última atualização em Domingo, 18 de Agosto de 2019, 16h11 | Acessos: 23

V - Prolapso Retal

Forma correta de citar esta página:

COSTA E SILVA, I.T. Módulo V: Prolapso Retal - Prognóstico. Módulos de Coloproctologia. Disciplina Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal. Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <https://cisdoapa.ufam.edu.br/modulos/coloproctologia/modulo-v/prognostico-5.html>. Acesso em: 18/8/2019.

Prognóstico

Crianças

   O prognóstico do tratamento do prolapso retal em crianças é muito bom, pois, corrigidas as causas do prolapso, e dando-se tempo para que a criança cresça e suas estruturas de fixação retal amadureçam, a afecção por si só deixará de tender à recidiva.

Adultos

   Os resultados do tratamento do prolapso retal em adultos depende muito das condições pré-terapêuticas do paciente. Quando utilizado em pacientes mais jovens, sem incontinência, os resultados tendem a ser satisfatórios, pois o prolapso, com as operações atualmente empregadas, certamente será controlado. O bem-estar destes pacientes estará condicionado ao controle de fatores associados, como a constipação, a diarréia, e a reeducação do hábito intestinal.

   Já em pacientes idosos incontinentes, o prolapso é apenas uma das manifestações de uma doença mais complexa, que pode cursar com neuropatia pudenda. Neles, é comum que a incontinência persista no pós-operatório e eles precisem de medidas fisioterapêuticas anais (plugue anal, biofeedback) para tentar recuperar a sensação e o controle anais. Entretanto, para muitos destes pacientes, o pouco que melhoram, com a abolição do prolapso, já é muito, e a incontinência passa a ser encarada como algo tolerável. De qualquer forma, de maneira mais simples, a incontinência persistente pós-operatória pode ser burlada com o emprego de mini-enemas durante o dia, que programam a evacuação do colo esquerdo e conferem uma vida socialmente aceitável a estes pacientes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página