Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1Importância

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 23h03 | Última atualização em Domingo, 18 de Agosto de 2019, 21h58 | Acessos: 118

I - Noções de Coloproctologia

Importância

Forma correta de citar esta página:

COSTA E SILVA, I.T. Módulo I: Noções de Coloproctologia - Importância. Módulos de Coloproctologia. Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal. Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <https://cisdoapa.ufam.edu.br/modulos/coloproctologia/modulo-i/importancia.html>. Acesso em: 16/8/2019.

No prefácio da quinta edição do Surgery of the Anus, Rectum and Colon (Baillière Tindall, Londres, 1984) John Goligher professou o desejo de que seu livro pudesse "persuadir alguns cirurgiões de que a emergente especialidade Coloproctologia, embora cheia de desafios, fosse capaz de trazer muita satisfação, tanta que os convencesse a abraçá-la como sua principal área de interesse profissional." Pois, seu desejo foi cumprido e, hoje, a Coloproctologia firmou-se como especialidade cirúrgica que tem trazido significativos avanços no conhecimento que se tem sobre a região terminal do tubo digestivo, simplesmente porque alguns pesquisadores dedicaram suas vidas ao estudo da anatomia, funcionamento, alterações patológicas e tratamento do que ocorre em relação ao ânus, reto e colo.  

Mas, por que alguém se interessaria em estudar esta região da anatomia humana tão envolta em (pre)conceitos míticos? Simplesmente porque muitas das alterações patológicas que comprometem a região anorretocólica representam causas importantes de incapacidade funcional, retirando os indivíduos, por elas acometidos, de seu convívio social e profissional. No pragmatismo atual do modo de vida Ocidental, incapacidade funcional representa prejuízo e recuperar o mais breve possível a força laboral tornou-se uma questão de sobrevivência. Entendendo isto, e observando que um número substancial de afecções observadas na prática clínica diária eram de origem coloproctológica, muitos cirurgiões passaram a dedicar seu tempo integralmente a estudá-las, entendê-las e tratá-las.

A Coloproctologia estuda tudo o que acontece com órgãos que controlam nossas necessidades mais básicas. Se essas necessidades não forem satisfeitas a contento, dificilmente teremos tranquilidade para satisfazermos as outras necessidades tidas como mais "nobres". Imaginem se será possível assistir a uma aula com atenção ou participar alegremente de uma festa de aniversário quando se está com uma diarreia, ou com hemorroidas sangrando! Pois bem, foi aprendendo a tratar e tratando das afecções que incidem sobre esta importante região de nossa economia orgânica - a colorretal -  que a Coloproctologia atingiu seu status de grande especialidade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página